PRAZO ENCERRADO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO


PRAZO PARA INSCRIÇÃO SEM SUBMISSÃO DE TRABALHO: ENCERRADO


           I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II

Pesquisas em Educação Matemática apontam as dificuldades que os alunos dos anos iniciais enfrentam no processo de aprendizagem matemática. Promovido pelo Programa de Mestrado Profissional do Colégio Pedro II, o I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais pretende, por meio reflexões entre teoria e prática na formação continuada de professores, buscar soluções e indicar caminhos para o ensino da Matemática. Nossa perspectiva é que os diálogos produzidos na articulação entre teoria e prática provoquem reflexões e, consequentemente, mudanças nas práticas de ensino de Matemática. Assim, o evento tem como objetivos:
  • Proporcionar momentos de discussão e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciatura (Pedagogia, Matemática); e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino, com a realização de oficinas, mesas-redondas e apresentação de relatos de experiências e de comunicações científicas. 
  • Oferecer oportunidades de formação continuada por meio de atividades relacionadas à Educação Matemática com profissionais que realizam pesquisas na área. 
  • Promover o diálogo entre teoria e prática de modo a provocar a reflexão e, consequentemente, mudanças nas práticas de ensino de Matemática. 
  • Discutir e refletir sobre o que, como e quando se ensina e se aprende Matemática nos primeiros anos de escolaridade. 
  • Favorecer o compartilhamento de concepções, vivências, aprendizados e de conhecimentos relacionados ao ensino e aprendizagem de Matemática. 
  • Refletir sobre a importância de estudos e discussões de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática para promover o crescimento conjunto do grupo de professores.