Submissão de Trabalho

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


a) INSCRIÇÃO SEM SUBMISSÃO DE TRABALHOS: ENCERRADA

b) SUBMISSÃO DE TRABALHOS: PRAZO ENCERRADO


Os trabalhos poderão ser submetidos em dois tipos de modalidade: Comunicação Científica (CC) e Relatos de Experiências (RE).

Os relatos de experiência devem descrever projetos desenvolvidos ou atividades realizadas em salas de aula dos anos iniciais que possam contribuir de forma relevante para o ensino e aprendizagem de Matemática. As propostas precisam apresentar o que se pretendia ensinar, a descrição detalhada de atividades com registros da vivência, bem como a avaliação dessa prática.


As comunicações científicas devem apresentar resultados parciais ou finais de pesquisas científicas que versem sobre temas da Educação Matemática. Nesta modalidade, cabem trabalhos de natureza teórica e empírica. 

c) Para as duas modalidades, o formato de trabalho será o Resumo Expandido.

d) O Resumo Expandido deverá ter no mínimo, três e, no máximo quatro laudas, incluindo texto, ilustrações, tabelas e referências bibliográficas. Deverá conter Introdução (justificativa de forma clara, utilizando-se de revisão de literatura, e objetivos), Metodologia (sucinta, mas clara, de modo que o leitor possa reproduzir os procedimentos utilizados), Resultados e Discussão (podendo inserir ilustrações, tabelas ou gráficos), Conclusões (com base nos objetivos e resultados do trabalho) e Referências Bibliográficas (Listar apenas as obras mencionadas no texto).

e) Título: Times New Roman, centralizado, fonte 14, caixa alta, em negrito, espaçamento 1,5. A extensão do título não deve exceder duas linhas de texto.

f) Após duas linhas (espaços) do título, devem aparecer os nomes completos dos autores e coautores, centralizados, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, tamanho 12, somente com as primeiras letras maiúsculas. Deixar uma linha em branco após a indicação da autoria do trabalho. Inserir a instituição e e-mail do autor e coautor, em fonte Times New Roman, tamanho 10. Deixar uma linha em branco após a indicação da instituição.

g) O Resumo deve ser elaborado em fonte Times New Roman, tamanho 12, sem recuo, em parágrafo único, com espaçamento entre linhas simples e conter de 150 a 250 palavras com breves informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões. Não deve conter referências bibliográficas.

h) Logo após o Resumo, incluir de três a cinco palavras-chave relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e finalizadas por ponto.

i) O texto contendo Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências Bibliográficas, deverá ser elaborado no Word (extensão .doc ou .docx), com tamanho do papel A4, margens superior e inferior, 2,5 cm, e esquerda e direita, 2 cm;  Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento entre linhas simples e recuo de 1,25 cm no parágrafo de cada seção. Espaço de uma linha entre o título da seção e o início do texto, e entre o final do texto e o título da próxima seção.

j) As seções devem ser numeradas sequencialmente a partir da Introdução, com fonte Times New Roman, tamanho 12, e formatação em negrito.

l) As citações no corpo do texto e nas referências bibliográficas devem seguir as normas vigentes da ABNT (10520/2002; 6023/2002).

m) Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere - ABNT (14724/2011).

n) As tabelas devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

o) O trabalho deverá ser salvo em doc ou docx, de acordo com os exemplos a seguir:


CC_Nome do Autor_Último Sobrenome do Autor
RE_Nome do Autor_Último Sobrenome do Autor

p) Cada trabalho deverá ter no máximo três participantes, aos quais o primeiro é autor e os demais, coautores.

q) Cada participante poderá submeter, no máximo, dois trabalhos como primeiro autor; em outros trabalhos deverá constar como coautor. A submissão de trabalho só pode ser realizada pelo primeiro autor.


r) CLIQUE AQUI para fazer o download do template (modelo) de texto de Comunicação Científica e Relato de Experiência.


s) Os Relatos de Experiência e as Comunicações Científicas deverão ser apresentados em slides ppt ou pptx. Convém que os autores salvem também o trabalho em PDF, uma vez que em algumas salas haverá projetor multimídia com o sistema operacional Linux (Laranjão).


t) Os autores dos Relatos e das Comunicações deverão chegar 15 min antes da hora marcada. Cada apresentação terá duração de 15 min e 30 min para discussão ao final dos trabalhos apresentados.